Educandos pelo mundo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se desdobra em competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
Nesse contexto, um grande desafio consiste em desenvolver o ensino e as atividades pedagógicas com base nessas competências e habilidades, abandonando o foco exclusivo no acúmulo de conteúdos, na resolução de exames e nas práticas costumeiras da maioria das escolas.
A BNCC, em suma, é uma proposta de trabalho de diversas competências e habilidades que visa prover uma formação integral que sirva realmente como uma base para toda a vida dos estudantes.
Como as práticas de estudo do meio e viagens pedagógicas podem ser adotadas dentro das escolas com o intuito de desenvolver as competências da BNCC?
Basta observar que todas as competências gerais da BNCC podem ser desenvolvidas em atividades de estudo do meio e viagens pedagógicas.
Faz-se necessário, portanto, entender o Estudo do Meio como uma metodologia ativa interdisciplinar, que busca possibilitar a alunos e professores uma aproximação direta com uma determinada realidade, um espaço que se pretende estudar, favorecendo uma maior compreensão, de forma autoral e crítica, do ambiente visitado. A construção de um Estudo do Meio possibilita o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de diversas disciplinas, proporcionando aos envolvidos nesta atividade a ampliação de uma observação curiosa e investigativa acerca lugar visitado.
Estudar o meio significa encontrar elementos para melhor compreender a interação do ser humano com o espaço, de forma que possibilite ao aluno um contato com o mundo que o cerca, desenvolvendo a percepção por meio de práticas empíricas. O Estudo do Meio representa um método de ensino agregador do currículo, podendo também acontecer de modo interdisciplinar.
De acordo com Lopes e Pontuschka (2009), o progresso do Estudo do Meio é o resultado de um planejamento flexível, porém, consistente e criterioso, que envolve ao menos sete etapas, a saber:
1ª Etapa: Início: conhecimento dos sujeitos sociais;
2ª Etapa: Recortes – espaciais e temáticos;
3ª Etapa: Objetivos e planos de trabalho;
4ª Etapa: Construção do caderno de campo;
5ª Etapa: Trabalho de Campo;
6ª Etapa: Sistematização dos dados obtidos;
7ª Etapa: Avaliação e análise dos resultados.
O Estudo do Meio não representa uma situação alheia à vida escolar. Uma viagem pedagógica não pode ser encarada como meramente entretenimento. Ela não é extrapedagógica. Ele é parte formadora e, ao mesmo tempo, propiciadora de uma atribuição agregadora do trabalho educativo na escola e assim deve ser praticada.